1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS
1.1. O cadastro para castração gratuita de cães e gatos, será realizado nos dias 10 e 11 de novembro de 2023.
1.2. Serão disponibilizadas 1.000 vagas.
1.3. As cirurgias deste cadastro serão realizadas na Unidade Móvel de Castração – CASTRA-DF, que estará localizada no Parque Ecológico Sucupira, na Região Administrativa de Planaltina-DF.
1.4. A campanha de castração contemplará o serviço gratuito de castração, além do hemograma e exames cardiológicos, obrigatórios para a realização da castração.
1.5. O cadastro será somente presencial e ocorrerá nos dias 10 e 11 de novembro, por ordem de chegada na fila, no Parque Ecológico Sucupira, localizado na Região Administrativa de Planaltina-DF.
1.6. Para o cadastro presencial, o tutor responsável deverá levar somente documento de identificação com foto, que será checado pelo responsável que realizará o cadastro.
1.7. A participação é somente para os moradores do Distrito Federal.
1.8. É vedado a participação de menores de 18 anos.
1.9. Não precisa levar o animal no dia do cadastro. Toda cirurgia há riscos, esses riscos diminuem com a realização de exames para verificar a real saúde do animal, após a realização dos exames, se o médico veterinário avaliar que o animal não está apto à realização da cirurgia, será classificado como recusado e o tutor perderá a vaga. DAS REGRAS
2. DO CADASTRO PRESENCIAL
2.1. Serão distribuídas 1.000 senhas para cadastro, sendo 500 vagas no dia 10 de novembro e 500 vagas no dia 11 de novembro.
2.2. A distribuição de senhas funcionará de acordo com a espécie e gênero dos animais.
2.3. Cada tutor poderá cadastrar apenas um animal (independente da espécie), o cadastro será vinculado ao CPF do responsável.
2.4. Caso haja mais de um cadastro por CPF serão automaticamente eliminados, prevalecendo somente o primeiro cadastrado
2.5. As cirurgias serão realizadas na Unidade Móvel de Castração – CASTRA-DF
Como funcionará o cadastro dos tutores
1. O cadastro será realizado por um responsável credenciado por meio de um formulário on-line que permite agendamento, após preenchido todos os campos do cadastro um calendário com as datas e vagas disponíveis será aberto para o agendamento.
2. Os formulários de cadastro somente será liberado seu acesso as 8h. Antes disso, o formulário estará inacessível para envio de respostas.
3. Poderá ocorrer mudança na data escolhida no ato do resultado final caso sejam observados erros de preenchimento ou de cadastro.
4. Cada senha entregue terá a função de recibo do cadastro, assim, ao término do preenchimento do formulário o responsável pelo cadastro deverá assinar o recibo constante no verso da senha e informar ao cadastrado que este deverá guardar a senha para que sirva de documento de contestação no caso de erros no resultado da campanha
Das datas da cirurgias e resultado do cadastro
1. As cirurgias deste cadastro ocorrerão entre os dias 17/11/2023 a 30/12/2023.
2. O hemograma e o exame cardiológico serão realizados no mesmo dia da cirurgia, o agendamento é feito com hora marcada para a chegada na Unidade Móvel de Castração – Castra-DF, não necessariamente significa a hora que o animal será atendido. Atrasos poderão ocorrer, portanto, esteja disponível para ficar à disposição no dia da cirurgia.
3. As cirurgias ocorrerão de terça-feira à sábado.
4. O cadastro não garante a vaga, visto que o animal precisa ser aprovado nos exames pré operatórios. O resultado final com a lista dos contemplados, bem como as datas das cirurgias serão publicadas até o dia 13/11/2023 no site da Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal https://www.sema.df.gov.br/ e no site castradf.com.br
5. O tutor é responsável por confirmar o resultado do cadastro no site da Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal.
6. Após a conclusão do cadastro não serão alterados sexo e espécie indicados pelo(a) responsável(a).
7. Não será possível substituir a vaga de animal por outro que não tenha sido selecionado.
Do cancelamento de cirurgias
1. O pedido de cancelamento deverá ser realizado diretamente com a equipe da Unidade Móvel de Castração – CASTRA-DF.
2. Em caso de falta NÃO JUSTIFICADA, não serão aceitos novos cadastros de animais para o mesmo CPF por um prazo de 12 meses, por isso se souber que não poderá ir, realize o cancelamento
Dos documentos necessários para castração
1. No dia da cirurgia o responsável deve levar cópia do documento de identidade com foto, e onde seja visível o CPF cadastrado, além da cópia de um comprovante de endereço do Distrito Federal, onde conste o mesmo endereço indicado no cadastro e no nome da pessoa cadastrada.
2. Somente o contemplado poderá levar o animal para castração, em caso de impossibilidade de comparecimento, poderá solicitar que outra pessoa o faça. No entanto, o responsável por trazer o animal deverá apresentar procuração reconhecida em cartório e cópia da identidade do procurador.
3. No caso de parentescos (filho, mãe, pai, cônjuge) desde que comprovado, mediante documentação oficial, a procuração poderá ser substituída por declaração, devidamente preenchida e assinada pelo contemplado na qual indicará o nível de parentesco
Orientações para o dia da cirurgia do animal.
PRÉ – OPERATÓRIO
Lembre-se de sempre informar ao médico veterinário o uso de toda e qualquer substância durante o período que precede a cirurgia, assim como problemas de saúde que o paciente possa está sofrendo.
1 – Não se esqueça de levar no dia do procedimento documento com foto, comprovante de residência e o código/senha do agendamento.
2 – Não levar: Não é permitido adereços no paciente (roupinhas, gravatinhas, etc)
3 – Não esqueça: Dar banho no seu animal no dia anterior ao procedimento. Levar colar elisabetano(cone) e/ou roupa cirúrgica específica para o tamanho e porte do paciente.
4 – Jejum de alimento de 8 a 10 horas antes do procedimento, e de água de 4 a 6 horas antes do procedimento.
5- Horário de chegada: Chegar 30 minutos antes do horário marcado.
PÓS – OPERATÓRIO
1. Alimentação: A alimentação dos pacientes não deve ser alterada durante o processo, ou seja, até a retirada dos pontos, nos primeiros dias eles podem ficar um pouco mais caprichosos para se alimentar, pode-se incentivar a alimentação com patês feitos para cães e gatos, mas não é obrigatório, mas é um recurso que pode ser usado.
2. Higiene: Os pacientes não podem tomar banho antes da retirada dos pontos, mas também não devem estar livres para se sujarem a vontade.
3. Cuidados com ferida operatória: Não se faz necessária a limpeza da ferida cirúrgica, apenas em casos que houver sujeiras (fezes, terra, urina, etc), o recomendado é a utilização da pomada prescrita no receituário médico.
4. Retirada de pontos: A retirada dos pontos deverá acontecer entre 10 a 15 dias da realização do procedimento, será disponibilizado esse serviço na Unidade Móvel que irá realizar a cirurgia.
5. Roupa cirúrgica: O ideal será a aquisição de duas roupas cirúrgicas, o custo é exclusivo do responsável, com a finalidade de troca enquanto é um delas é lavada.
6. Atividades Físicas: O paciente até a retirada dos pontos está proibido de atividades de impacto, correr, subir e descer de estruturas, além de dor o paciente irá demorar a sua recuperação ou poderá ocorrer grandes complicações pós operatório.
7. Sinais de alerta: Todo e qualquer procedimento cirúrgico não é isento de riscos de complicações. Para evitar o agravamento do quadro atente-se ao aparecimento de sinais e/ou sintomas fora do normal. Caso o animal apresente dor contínua e progressiva, febre (temperatura igual ou maior que 39.5 graus) vômitos, sangramento ativo, procure imediatamente o pronto atendimento da unidade móvel ou a clínica de apoio para avaliação detalhada do agravo.
8. Administração das medicações: É imprescindível que as medicações do pós operatório sejam administradas conforme o prescrito na receita, é de responsabilidade do tutor a realização correta das medicações.
9. Todas as informações devem ser seguidas, entre em contatos com o canal de comunicação abaixo caso ocorra qualquer dúvida, antes, durante ou após o procedimento.